Este site é dedicado à divulgação do conteúdo do livro Tudo se Resumo no Amor, enquanto ele está sendo escrito e revisado por seu autor Wemer Hesbom. Duas são as intenções do escritor ao tornar público o livro antes da sua finalização: 1) Permitir que o leitor internauta seja abençoado com seu conteúdo, como o escritor tem sido; 2) Contar com a participação de um maior número de pessoas em sua revisão, tanto de conteúdo como de redação e forma.
As sugestões e comentários poderão ser encaminhados diretamente para o email wemerh@gmailcom ou pelo link contato.
“Os planos fracassam por falta de conselho, mas são bem sucedidos quando há muitos conselheiros” (Pv. 15.22).
Conteúdo do Livro
Salomão, o sábio escritor do livro de Eclesiastes, era, nas palavras de Ed René, “um ícone da tríade mais celebrada de todos os tempos: poder, dinheiro e sexo, um digno representante do tripé do paraíso neoliberal: controle, conforto e prazer. Coisa para muito poucos mortais.”[1] Apesar disso, Salomão definiu sua vida como “correr atrás do vento”.
O que, então, de fato vale nessa existência, quanto vale? A percepção correta do real valor das coisas e acontecimentos normalmente só nos ocorre no fim da vida, quando não podemos mais voltar para revivê-la.
Se pararmos para pensar, a quase totalidade dos problemas experimentados hoje pela sociedade, pelas famílias e pelos indivíduos decorre, direta ou indiretamente, das inversões em nossas escalas de valores. Atribuímos valor absoluto ao relativo (secundário, dispensável, prescindível), ao mesmo tempo em que relativizamos o absoluto (essencial, definitivo, completo).
Deus tem planos perfeitos para nossa felicidade e prosperidade, mas sua concretização passa pela renovação da nossa mente (Rm 12.2). Precisamos desesperadamente conhecer a Verdade, para que ela nos liberte[2].
O livro “Tudo Se Resume no Amor” se propõe, assim, à busca dessa Verdade, iniciando pelo enfrentamento das indagações que sempre ocuparam a mente humana, levando religiosos, filósofos, cientistas, sociólogos e muitos outros estudiosos a dedicarem a integralidade de suas vidas a tais questionamentos: 1º) Quem sou eu? (De que sou constituído); 2º) Qual a origem da humanidade (De onde venho antes de nascer)?; 3º) Qual o propósito da minha vida?; 4º) Qual o meu destino (Para onde vou depois da morte)?
Concluir-se-á, como o próprio título sugere, com base em detalhado estudo das Escrituras, que a origem, o propósito e o destino da vida humana são o Amor, em torno do qual todos os demais valores devem orbitar.
[1] KIVITZ, Ed René. O livro mais mal-humorado da Bíblia: A acidez da vida e a sabedoria do Eclesiastes. São Paulo: Mundo Cristão, 2009, p. 44.
[2] João 3.16.